

O Cemitério da Saudade está localizado na Av Pires do Rio , nº 2000. O Cemitério da Saudade São Miguel Paulista, foi fundado em 16/02/1960 pela prefeitura de São Paulo, e realizou seu primeiro sepultamento no 18 do mesmo mês, sua fundação deu-se para atender toda a população da zona leste, localizado no extremo leste da capital.
Foi construído no estilo Mausoléu, que são quando os túmulos são aparentes e de alvenaria. Atendendo a população que necessitava de um cemitério mais próximo de suas residências, pois os de Vila Formosa e Quarta Parada ficavam muito distantes.
O cemitério tem 134.000 metros m² de área. E atualmente atende uma camada mais humilde da população. Nesses 53 anos de existência calcula-se que tenham sido sepultadas 222.687 pessoas.
O Velório Cemitério da Saudade fica localizado dentro do próprio Cemitério da Saudade. Inaugurado em 1960 pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo facilitar a realização de velórios pelos familiares e amigos, antes do sepultamento. Visto que antigamente se realizavam os velórios nas próprias residências, fato não muito comum, hoje em dia.
Suas salas foram recentemente reformadas. Conta atualmente com 4 salas de velórios, amplas e bem iluminadas, que confortam a família com muito dignidade e respeito neste momento difícil, e que assim possam honrar a memória do falecido antes do sepultamento.
O Velório Cemitério da Saudade, possui banheiros, capela, carros elétricos para transporte do corpo e familiares no momento do sepultamento. Possui estacionamento.
Com funcionamento 24 horas, atualmente realiza aproximadamente 8 velórios diariamente, que podem durar de algumas horas até o limite máximo de 24 horas após o momento do falecimento, ou a critério do Serviço Funerário, que após procedimentos no corpo do falecido pode estender este horário.